Quem é o Bernardo?

Josué Bernardo da Silva Neto, ou para os mais chegados, Bernardo. Nasceu no dia 06 de julho de 2018, na maternidade do Hospital Memorial São José, Recife – PE. Sábado, dia de jogo da seleção pela Copa de 2018, vencida pela França. Nesse dia o Brasil perdeu e ganhamos JB. Ele veio com saúde, pesando 4,300kg e 51,5cm de comprimento. Exatamente às 11:55h ele disse ao mundo: cheguei!

Nasceu Bernardo
Vasti, mãe do Bernardo

Significado do Nome Bernardo

Bernardo: Significa “forte como um urso”.

O nome Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”.

Por extensão, tem o sentido de “forte como um urso”, e carrega a simbologia e os atributos inerentes a esse mamífero, especialmente a força.

Foi adotado pelos judeus para substituir o nome Baruch pelo fato de começar com a mesma letra.

Sob a forma Bernard, foi introduzido na Inglaterra durante a conquista normanda. Em Portugal, surge por volta do século XVII através do diminutivo Bernadino, sob a forma Bernardim.

O nome Bernardo, no entanto, ficou popular graças à figura de São Bernardo. São Bernardo foi um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes suíços por volta do século XII.

Este ato inspirou o nome da raça de cachorros que ajudam a resgatar pessoas perdidas nas montanhas.

São Bernardo de Claraval foi nomeado pelo papa Pio VIII como Doutor da Igreja Católica.

O nome Bernardo foi responsável pela origem dos sobrenomes Bernardes e Bernardez na região Ibérica (Portugal e Espanha).

Esses são considerados como patronímicos pela onomástica, ciência que estuda os nomes próprios. São patronímicos os nomes que surgem a partir do nome do pai ou de um ancestral do sexo masculino da família.